19 agosto, 2010

O filme “JULIE & JULIA” inspira menu de restaurante francês e vira exposição de fotos em São Paulo

às 00:40


Uma parceria entre a Sony Pictures Home Entertainment e o Paris 6 dá aos frequentadores do restaurante a oportunidade de degustarem um menu especial e limitado, apreciarem uma exposição de fotos e até levarem um DVD do filme “Julie & Julia” para casa.

No dia 9 de agosto, durante a inauguração da ação, o restaurante Paris 6 ofereceu um jantar somente para convidados, com degustação do menu “Julia Child” e distribuição de DVDs do filme “Julie & Julia”, cedidos pela Sony, parceira do evento.

O restaurante escolheu a escritora Julia Child e sua obra “Minha Vida na França”, que deu origem ao filme da Sony, como homenageada do Festival Gastronômico Literário, adicional à programação do Cozinhando com Palavras, que acontece durante a Bienal de Livros deste ano.

A ação, que vai até o dia 22 de agosto, ainda conta com uma exposição de fotos com cenas do filme, que é baseado em duas histórias reais. Julie & Julia intercala a vida de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço, se sentem perdidas... mas só até descobrirem a receita certa para serem felizes por meio da culinária.

Além disso, quem consumir o menu Julia Child, que estará disponível por tempo limitado, poderá levar um DVD de “Julie & Julia” para casa.

Para quem não é de São Paulo ou simplesmente perder o prazo da promoção, lembramos que o já pode ser encontrado nas lojas de todo o país, por R$ 29,90.


O MENU

Entrada

French Onion Soup - Deliciosa sopa de cebola gratinada com queijo ementhal.

Essa receita, um clássico da cozinha camponesa da França, pertence ao primeiro e histórico livro publicado na América, por Julia Child – “Mastering the Art of French Cooking”, em 1961. O prato ganhou adesão unânime das leitoras e do público norte-americano, graças, ao que tudo indica, a precisão com que Julia Child descrevia técnicas e etapas na confecção de um prato. E isso, mesmo nos anos 60, quando os livros de culinária não se preocupavam com imagens nem ilustração de suas receitas.

(Essa receita é até hoje uma das mais aprovadas e populares entre as leitoras-norte americanas – pelo que se pode ver nos comentários nos sites culinários daquele país. Como não dispomos do livro, a sugestão é seguir a receita mais clássica possível de sopa de cebolas: as cebolas devem ficar bem douradas, num caldo escurecido e servidas com croutons).

Salade Verte com Mini Terrine de Foie Trufado - Saborosa terrine acompanhada de salada verde e azeite trufado.
(citado à pág. 258 – quando oferece “como prêmio” aos amigos e a família “um enorme foie gras en bloc truffé, direto da França. Quem poderia resistir a uma tentação dessas, de dar água na boca?”).

Prato principal

Sole Meuniére - Linguado grelhado acompanhado de legumes leves.
(“O peixe chegou inteiro: um linguado de Dover, grande, achatado, perfeitamente dourado, num molho crepitante de manteiga, com um pouco de salsinha picada por cima.” Pág. 28 - 1ª Refeição na França no “La Couronne”em Rouen).

Boeuf Bourguignon - Tradicional marinada de Boeuf Bourguignon. 
(Primeiro prato que Julia Child fez no Cordon Bleu. Pág. 77).

Cassoulet - Tradicional feijoada branca francesa, rústica.
(Citado na pág. 257 - quando consegue fechar contrato com a editora Knopf que sugere algumas adaptações, que resultam na inclusão da receita de Cassoulet “Aquele prato maravilhoso de feijão cozido com carne do sudoeste da França”).

Sobremesas

Creme Bavarois aux fraises - Delicado creme bavarois com calda de morangos e telha de caramelo.
(Oferecida em jantar preparado por Julia e Simca a um pequeno grupo de influentes editores e alguns chefs de Nova York. Pág. 269).

Tarte aux Pommes - Tradicional tortinha de maça francesa.
(Citada no livro, durante a ceia de ano novo de 1969, preparada por Julia Child e Jim Bearde “Foi uma refeição relaxante, quase perfeita”).

2 comentários:

Florencia Campolina on 19 de agosto de 2010 às 12:42 disse...

Já se cuidou hoje??Tô de olho em você hein mocinha!!!mil beijos....Flor

ஜ♥_Sabrith_♥ஜ on 19 de agosto de 2010 às 18:25 disse...

Nossa que legal... criatividade é tudo!
Bjokas:D

Postar um comentário

 

Cabide Incerto | Chris Tavares Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos